Wednesday, January 17, 2007

 

7 Comments:

At 10:53 PM, Blogger Maria João Figueira said...

Obrigado à Isabel Nobre e ao José António por me terem indicado o caminho para chegar a este local. Voltarei muitas vezes decerto.

Os textos que tive oportunidade de ler, fazem-me pensar em algo que tem sido discutido também em Évora nas reuniões do Ramo Boa Vontade: o destino da humanidade só pode passar pela mudança de atitude de todos e, especialmente, de cada um de nós.
A vida na terra será possível quendo o homem deixar de olhar para si mesmo como um ser que está acima de todos os outros seres vivos, não apenas dos outros seres humanos.

Fomos educados, na sociedade ocidental, como sendo "feitos à imagem de Deus" tendo os restantes seres vivos sido colocados na Terra para nos servirem.
No entanto, a Terra é um organismo vivo (GAIA), do qual nós somos uma ínfima parte e que fuciona em imbiose. Para que este organísmo possa viver com alguma qualidade e até mesmo sobreviver, cada um de nós tem que olhar para si mesmo, não através do seu umbigo, mas através dos olhos dos outros seres.

De forma idêntica à renovação provocada pelo surgimento da teoria heliocêntrica, sobre a teoria geocêntrica, precisamos novamente de reposicionar o homem no mundo e no universo. Penso que está em curso um novo renascimento e um novo humanismo.

Maria João Figueira

 
At 6:01 PM, Blogger Conceição Paulino said...

a maria joão desenvlveu bastante ebem o pensamento. Ao olhar a imagem fuiprojectada para t´ras no tempo, para um dado local e mmt. A Estufa Fria (k adoro desde os meus tempos de universidade e onde vou qnd em Lxª). Uma vez, com a Inês, caminhando sobre as pedras entre as qais a natureza aquática evolui, água, peixes, insectos, pantas e otros k os olhos nus não vêem, disse-lhe: queres fazer festas a um peixinho? Ela olhou-me admirada pelo inusitado da questão. Disse-lhe; baixa-te aqui, sobre esta pedra e pensa no peixe, pensa pra aalém e diz k n/ lhe queres fazer mal e fic quieta, e qnd te moveres fá-lo mtº devagar. Os peixes andavam por ali, estendi amão e acariciei a cabeça de um, depois ela fez o memso e ficou entre o maravilhamento e a surpresa. Afinal ficámos ambas felizes e radiantes por num espaço de tempo termos conseguido ser parte do universo de paz.
bjs de luz e paz

 
At 6:47 PM, Blogger Isabel José António said...

Querida Tmara! BEMVINDA!!!

Essa experiência é bela e muito verdadeira, traduz uma maneira compassiva e aberta de estar no mundo e pertencer! Tantos os animais como as plantas sentem o que pensamos e sentimos e reagem de acordo com a nossa bondade (ou a falta dela).

Obrigada por partilhar esse lindo episódio.
A propósito, há muitos anos que não vou à Estufa Fria, mas era um dos sítio de que mais gostava de visitar, como entrár num reino encantado e encantador!!!

Beijos,

isabel

 
At 8:12 PM, Blogger Misterious_Spirit said...

Muito bonita,a fotografia do Lótus no laguinho com o peixe :) A vida irrompe de toda a parte! É bonito ver a Natureza em constante evolução!
Continuação de boas aprendizagens!

 
At 2:38 AM, Blogger Isabel José António said...

Querida Misterious Spirit!

Muito obrigada por teres passado por aqui!

És sempre bem vinda. Porque não envias algum texto para nós? Ou uma bela fotografia das que só tu consegues fazer?

Um xi coração!

Isabel e José António

 
At 8:30 PM, Blogger Memória transparente said...

Lotus e parte da sua beleza.

Beijinhos.

 
At 1:54 PM, Blogger ordem lotus ansata said...

sou sacerdotisa da ordem lotus ansata e fico enaltecida por existir uma familia tão maravilhosa.
Que a deusa ISIS os abençoe..
wicky thotem

 

Post a Comment

<< Home